Brasileiro que tenta vaga ao Oscar de filme estrangeiro sai na sexta

Brasileiro que tenta vaga ao Oscar de filme estrangeiro sai na sexta

Compartilhe esse conteúdo

59b96585bf876a361a4a9f45.jpg

Estatuetas de premiação do Oscar. 

 A Academia Brasileira de Cinema vai divulgar nesta sexta (15) o filme brasileiro que vai concorrer a uma indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

A lista inclui filmes como "Bingo - O Rei das Manhãs", "Gabriel e a Montanha", de Felipe Barbosa, que levou prêmio de revelação na Semana da Crítica em Cannes, ou "Como Nossos Pais", de Laís Bodanzky, que levou seis Kikitos em Gramado.

O filme escolhido concorre a uma das cinco vagas que serão indicadas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pelo Oscar.

A partir deste ano a seleção do filme será coordenada pela ABC (Academia Brasileira de Cinema), e não mais pela Secretaria do Audiovisual. A decisão acontece um ano após a polêmica ocorrida em 2016, quando o filme "Pequeno Segredo" foi escolhido ao invés de "Aquarius". Na época, parte do meio audiovisual brasileiro encarou a escolha como uma chantagem política contra a equipe de "Aquarius", que protestou contra o governo Temer em Cannes.

A comissão que escolhe o longa será presidida por Jorge Peregrino, diretor vice-presidente da Academia Brasileira de Cinema, e por seis membros da entidade: André Carreira, Iafa Britz, David Schurmann, Doc Comparato, João Daniel Tikhomiroff e Miguel Faria Júnior.

O Ministério da Cultura divulgou na sexta (1º) a lista dos filmes brasileiros que concorrem para serem candidatos na premiação. Neste ano, 23 filmes foram habilitados para concorrer.