Corpo de Bombeiros atua em 18 praias durante Operação Verão

Corpo de Bombeiros atua em 18 praias durante Operação Verão

Compartilhe esse conteúdo

O Corpo de Bombeiros Militar (CBMRN) terá 50 bombeiros militares atuando nas praias do Litoral Norte e Sul do Rio Grande do Norte. Durante este período de alta estação, que se estende até o dia 1 de março, os militares irão atuar 18 praias de todo o Estado. 
 
Desde o último final de semana, os guarda-vidas já estão nos locais de banho e de maior concentração de veranistas dando orientações sobre os cuidados no mar, para evitar afogamentos e outras situações de perigo à vida. 
 
O comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, coronel Sócrates Vieira de Mendonça Júnior, explica que a distribuição do efetivo e escolha dos locais de atuação levou em consideração alguns indicadores, como estatísticas das ocorrências, localização geográfica para o pronto emprego e atendimento, periculosidade e a quantidade de banhistas. “O trabalho será de orientação e prevenção aos banhistas na orla”, explica o coronel Sócrates Mendonça. 
 
Os militares trabalharão de forma preventiva com a sinalização da orla com bandeiras de advertência aos banhistas nos locais com maior fluxo e que apresentem correntes de retorno. Também terão o papel de realizar ações educativas com os banhistas, com dicas de segurança e condutas a serem adotadas para um lazer seguro nas praias. 
 
Ao longo de 2016, as praias que mais registram casos de afogamento foram as que fazem parte da região metropolitana de Natal. A recordista foi a Praia do Meio, na zona Leste de Natal, com 59 casos. As prais de Búzios (25), Areia Preta (23) e Redinha (22) também lideram as estatísticas.