Departamento de Vigilância em Saúde distribuiu mais de 600 mil vacinas em 2016

Departamento de Vigilância em Saúde distribuiu mais de 600 mil vacinas em 2016

Compartilhe esse conteúdo

O Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (DVS-SMS) distribuiu no ano passado 676.477 imunobiológicos, incluindo vacinas, diluentes e soros para as unidades de saúde da rede municipal, deste, 616.472 são apenas vacinas. O balanço final foi divulgado pelo Setor de Vigilância Epidemiológica através do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI) da Secretaria Municipal de Saúde.
 
A distribuição dos imunobiológicos contemplou ações de rotinas nas unidades, ações vacinais extramuros para universidades, empresas, hospitais privados, escolas, ONGs e etc, além das campanhas de vacinação preconizadas pelo Ministério da Saúde tais como a Campanha contra Influenza e a Campanha de Multivacinação. 
 
O NAI é responsável pela coordenação da logística dos imunobiológicos e insumos, desde o transporte, armazenamento, conservação distribuição dos mesmos conforme as demandas das unidades para as salas de vacinas. Além de ofertar ações de educação permanente voltadas para as boas práticas em imunização e qualidade das informações sobre vacinados e movimentação dos imunobiológicos em âmbito local. 
 
"As vacinas são importantes ferramentas, com comprovada capacidade para controlar e eliminar doenças infecciosas que ameaçam a vida. Hoje são ofertadas 18 vacinas para os diversos ciclos de vida (crianças, adolescentes, adultos - homens e mulheres, idosos, gestantes e usuários em condições especiais). Basta que os usuários procurem uma das 74 salas de vacinas do município, munidos pela caderneta básica de vacinação para atualização dos esquemas vacinais em curso ou que procure a unidade mais próxima de sua residência para iniciar o processo de vacinação", explica Aline Bezerra, chefe do Setor de Vigilância Epidemiológica (SVE).