OPINIÃO: Jornal do BG

OPINIÃO: Jornal do BG

Compartilhe esse conteúdo

ELEIÇÃO NATAL - Esse blogueiro e agora colunista teve acesso essa semana uma pesquisa fresquinha, realizada em Natal na última semana de outubro. Pela primeira vez nos últimos dois anos o prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, aparece com menos de 60% de aprovação na gestão e com 39% em intenção de voto para as eleições do ano que vem.
 
ELEIÇÃO NATAL II - Em segundo lugar aparece a vereadora Amanda Gurgel, seguida do vereador Luiz Almir e do deputado Hermano Morais.
 
FRED QUEIROZ VICE - Ninguém fala e todos negam, mas a possibilidade de o PSB indicar o companheiro de chapa de Carlos Eduardo em 2016 é mínima. Já existe um acordo firmado que o indicado para ser o vice será o empresário Fred Queiroz, atual secretário de Turismo, que entraria na disputa como indicação do PMDB e pessoa de confiança do ministro Henrique Alves e do senador Garibaldi Filho.
 
FRED QUEIROZ VICE II - Essa composição também contaria com o aval da atual vice-prefeita, Wilma de Faria, que faz e tem que fazer pantim mostrando que não deseja  abrir mão da vaga, inclusive ameaçando se lançar candidata a prefeita ou blefando com os nomes da deputada Marcia Maia e da vereadora Júlia Arruda
 
FRED QUEIROZ VICE III - Dona Wilma teria sua contrapartida nessa negociação e iria para a disputa por uma cadeira na Câmara Municipal. Dessa forma, fortaleceria o partido na capital e prepararia as bases para a campanha a deputada federal em 2018.
 
TJ - O presidente do Tribunal de Justiça, Claudio Santos, em uma gestão arrojada e polêmica com direito a muitos cortes e nenhum cabimento para os descontentes, antecipou o saldo do 13º salário do funcionalismo em 30 dias.
TJ II - Com a antecipação de 20 de dezembro para 20 de novembro do saldo do 13º, o desembargador passou recibo e mostrou que com a postura adotada até o momento acertou na mão, não pelo lado financeiro, mas pela austeridade.
 
TJ III - De quebra, a atual gestão ainda foi elogiada pelo CNJ pelas medidas de enxugamento de despesas, reduzindo cargos comissionados, cortando gratificações, diminuindo despesas em diárias, custeio e transporte
 
JOSÉ ADECIO  - O deputado José Adecio, que usa como slogan que tem “cara e lado”, levou um bypass no nanico DEM presidido no estado pelo delatado senador José Agripino. Adécio foi apeado da Executiva Estadual da legenda sem pelo menos ser comunicado.
 
JOSÉ ADÊCIO II - Na outra ponta, o deputado se lança na disputa pela presidência do ABC Futebol Clube. Apesar de contar com bons apoiadores e ter boas ideias e intenção, a candidatura do deputado tem poucas chances de êxito mantida a tendência de disputa com o ex-presidente Judas Tadeu.
 
AUXILIO MORADIA 
TCE - Uma piada de mau gosto. Assim pode ser chamada a aprovação, pelo Tribunal de Contas do Estado, do auxílio moradia para os conselheiros, que decidiram em proveito próprio. O TCE, que vinha numa escalada de produtividade, tendo inclusive solicitado a suspensão do pagamento do mesmo auxilio no Ministério Público do RN e no Judiciario potiguar.
 
TCE II - Será que os conselheiros, que já tem despejados mensalmente em suas contas aproximadamente 30 mil pilas, pensaram o seguinte:” Já que não colocamos abaixo o dos outros poderes, vamos aproveitar a lei e nos conceder também?”
 
TCE III - Com o advento do auxílio moradia tendo como princípio legal a lei, será que os conselheiros agora descobriram o valor da velha música de Erasmo e Roberto Carlos “Será que tudo que eu gosto é  Ilegal, Imoral ou engorda?” 
 
OAB - O processo eleitoral que vinha morno, pegou fogo nesta semana com denúncias, perfis falsos nas redes sociais, montagens baratas e acusações de ambas as partes.
 
OAB II - Mantido o ritmo, o candidato Paulo Coutinho deverá vencer o pleito no próximo dia 16 de novembro.
 
MARCCO  - A crise é grande no Movimento Articulado de Combate à Corrupção (MARCCO/RN), desde que o movimento soltou uma nota criticando a Procuradoria Geral do Estado e o procurador geral, Francisco Wilkie Rebouças, no caso da Dama de Espadas.
 
MARCCO II - A nota foi confeccionada pelos promotores que participam do Movimento e divulgada para imprensa sem conhecimento de vários participantes do grupo institucional. Esse colunista falou com três integrantes do Movimento que não pouparam críticas ao oportunismo de quem confeccionou, ao corporativismo do MP/RN e à superioridade que o órgão vem demostrando perante as outras instituições do Movimento.
 
MARCCO III - Existe a possibilidade, inclusive, de alguns integrantes abandonarem o movimento por não concordar com esses procedimentos. Ainda segundo a fonte, um dos integrantes soltou cobras e lagartos no grupo de whattsapp
 
AMBEV - A AMBEV anunciou que está deixando o Rio Grande do Norte, uma atitude oportunista e que mostra que a empresa não tem a menor parceria com os estados que a recebem.
 
AMBEV II - Há três anos, a empresa estudava deixar o estado, gradualmente reduzindo linhas de produção e demitindo funcionários como forma de pressionar o governo pela renovação dos subsídios
 
AMBEV III  - Até recentemente, empresa mantinha apenas 200 funcionários e a produção da SKOL Litrão em Extremoz. A fabrica, segundo diretores, já não era rentável e a empresa esperou o momento que o governo aumentou o tributo para anunciar que está encerrando as atividades.
 
CONTEMINAS - O modus operandi da AMBEV muito parecido com o da COTEMINAS, que paralisou as atividades em São Gonçalo do Amarante mesmo tendo recebido milhões de incentivos e anunciado um megaempreendimento que até hoje nem saiu do papel.
 
GEORGE OLIMPIO - E o bon vivant George Olimpio, aquele que traiu todos que confiaram nele para se dar bem, e que depois que fez a delação premiada com o MP, vive solto e faceiro na ponte aérea Fortaleza/São Paulo. Deixou para trás uma tia numa enrascada daquelas.
 
GEORGE OLIMPIO II - Essa semana o Ministério Publicou pediu o indiciamento de Marluce Olímpio Freire, tia de Olimpio por improbidade administrativa. Marluce confiou no sobrinho e abriu as portas do seu cartório para registro dos carros. A indignação na família é grande. Enquanto isso, o bacana continua investindo em restaurantes e curtindo a vida.
 
GRATO - Agradecer as várias mensagens recebidas pelo zap, pelas redes sociais e pessoalmente pela estréia da coluna no sábado passado. Mal iniciamos e já na primeira coluna algumas polemicas.
Valeu!!!