Unificação de linhas de ônibus deixa usuários insatisfeitos 

Unificação de linhas de ônibus deixa usuários insatisfeitos 

Compartilhe esse conteúdo

598cb0688a8d3601c46c2012.jpg

Usuários do sistema de transporte público de Natal reclama da linha 17-78 que circula nos conjuntos Gramoré e Santarém, na Zona Norte (Foto: Marcelo Henrique Alves - leitor)

Moradores dos conjuntos Gramoré (bairro Lagoa Azul) e Santarém (bairro Potengi), na zona Norte de Natal, reclamam da junção das linhas de ônibus 11/17 e 78. Segundo os usuários do sistema de transporte público, o novo itinerário, implantado há dois anos, é obsoleto e não atende às demandas da população. O roteiro dos coletivos dessas linhas faz o percurso Gramoré, Santarém, Petrópolis, Ribeira e Cidade Alta. Santarém perdeu o terminal do antigo 78, que agora é em Gramoré com as duas linhas unificadas.

De acordo com informações de moradores dos dois conjuntos, a nova linha 17-78 foi unificada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) com a promessa de colocar duas empresas de ônibus e aumentar o número de veículos. Mas de acordo com os usuários, a promessa não foi cumprida e os passageiros são obrigados a esperar uma média de 40 minutos pelos ônibus.

A principal reclamação é de que uma linha apenas para dois conjuntos sobrecarregou a frota. Os moradores do Santarém se queixam que quando o coletivo chega ao conjunto já está superlotado com usuários do Gramoré. Além disso, os moradores dizem que os coletivos passam em ruas pouco movimentadas.

Os moradores de Gramoré e de Santarém também reclamam da falta de abrigos de passageiros nos conjuntos. Segundo o morador Marcelo Alves, a STTU não justificou a união das linhas e disse que usuários enviaram um ofício à Secretaria questionando esta decisão e pedindo a mudança do itinerário da linha 17-78. Na opinião do leitor qjue enviou a reclamação via NOVOWhats, a Secretaria de Mobilidade de Natal fica “apática aos mandos e desmandos dos empresários donos das empresas de coletivos”.

Em nota a STTU disse que unificou as duas linhas porque o itinerário da linha 78 tornou-se inviável e obsoleto com a criação da linha 78A-47, e que por este motivo, unificou a 11-17 com a 78 para criar a 17-78. A Secretaria detalhou que foi feita uma reunião com os conselhos comunitários do Gramoré e do Santarém há um mês para discutir a mudança no itinerário da linha 17-78.

A STTU também reiterou que fez a proposta de três novos itinerários e mandou em ofícios para os conselhos comunitários dos conjuntos em 21 de julho e que aguarda os moradores para discutir uma solução para o problema.

A Secretaria de Mobilidade detalhou que há 10 carros à disposição da linha 17-78 e em dia úteis 60 viagens são realizadas. A Secretaria garantiu que as paradas de ônibus reivindicadas pelos moradores serão feitas.

A reposta atende ao pedido de informação sobre o assunto feito pelo leitor Marcelo Henrique Alves, que mora no conjunto Gramoré e é usuário da linha 17/78. Marcelo entrou em contato com o NOVO Notícias via NOVOWhats (99113-3526) nesta terça-feira (08) para sugerir a pauta.

SR. LEITOR

A editoria Sr. Leitor disponibiliza um espaço no jornal impresso para responder aos questionamentos dos leitores diariamente. Este é mais um canal à disposição de quem quer fazer denúncias, sugerir pautas, interagir e interagir com o NOVO Notícias.