Festa dos Santos Reis segue até sexta

Festa dos Santos Reis segue até sexta

Compartilhe esse conteúdo

A tradicional festa de Santos Reis é comemorada pela 416ª edição em Natal. Até a próxima sexta-feira, dia 06, fiéis irão lotar o Santuário de Santos Reis, no bairro de mesmo nome, na zona Leste da capital. As festividades foram iniciadas no último dia 02. 
 
De acordo com a tradição, a Festa de Reis comemora a anunciação da chegada de Jesus e faz alusão à trajetória dos três Reis Magos, Baltazar, Melchior e Gaspar, que foram guiados pela Estrela de Belém ao encontro do recém-nascido “messias”.
 
As atividades religiosas foram iniciadas na últina segunda-feira, com uma carreata, às 18h, com saída da Catedral Metropolitana, no bairro Tirol, com destino ao Santuário. 
 
Na próxima sexta-feira, dia 06, feriado municipal, acontece procissão e celebração eucarística, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha.
 
A tradicional Festa Litúrgica dos Santos Reis acontece desde 1598, data da construção da Fortaleza que leva seu nome. As imagens hoje veneradas na Capela do bairro dos Santos Reis chegaram à capital potiguar no ano de 1753 e permaneceram na Fortaleza até 1901, como presente do então rei de Portugal Dom José I.
 
Hoje, às 19h30, será celebrada missa do tríduo, com a benção do santíssimo sacramento, pelo diácono Willian Bruno dos Santos Costa, atual secretário da residência episcopal.
 
A música e a cultura potiguar também fará parte da tradicional festa religiosa. As apresentações foram iniciadas ontem, dia 03, e seguem até amanhã, dia 05, na área do Santuário de Santos Reis, na praça Wilson Miranda. 
 
A programação faz parte do Natal em Natal, que tem patrocínio da Cosern através da Lei Rouanet e Ministério da Cultura (Minc).  A programação religiosa começa às 19h e a partir das 21h sobem ao palco as atrações culturais.
 
No primeiro dia de atividades, já se apresentaram o Grupo de Dança Araruna, seguido de Carlos Zens & Banda e cantor João Batista. Nesta quarta-feira, dia 04, tem Grupo de Boi de Reis (21h), As Nordestinas (22h) e Banda Swing do Taz às 23h30. Na quinta-feira, dia 5, último dia de apresentações culturais, tem grupo Adrenalina e fechando a programação tem Swing na Pegada, às 23h30.
 
O palco foi montado para receber as atrações culturais logo após a celebração das missas. Durante o dia há barracas montadas na praça e entorno onde é possível encontrar artigos religiosos e comidas típicas além de artesanato potiguar.