4 dicas para as provas do ENEM

4 dicas para as provas do ENEM

Compartilhe esse conteúdo

1) Saiba relaxar para não sabotar seu conhecimento
A ansiedade e o nervosismo causados pelo medo de fracassar tem como resultado o que mais se teme:  o desempenho do aluno cai e ele tem mais dificuldade de recordar as informações. A dica é respirar fundo e relaxar. Lembre-se, toda a informação que você precisa para realizar a prova está lá, gravada em seu cérebro. 
 
2) Confie em tudo o que você fez durante o ano
Você precisa entender que o que dava para fazer, já foi feito. Agora é hora de confiar em você e mandar bem na prova. . O  cérebro precisa de um descanso para acessar tudo que já armazenou no ano inteiro. Ele precisa estar em paz e tranquilo para ter o melhor desempenho possível.
 
3) Na hora da prova, controle sua mente
Se no momento de resolução das questões, você por acaso perceber que está nervoso, que te deu um branco e que não consegue se lembrar das respostas, fale para você mesmo: essa é uma situação de estresse. Respire com calma, tome uma água e lave o rosto se for preciso. Esse é o momento de você tem que ser dono das suas emoções. 
 
4) Comece respondendo as questões mais fáceis
Você terá, em média, apenas 3 minutos para responder cada questão e o Enem tem um critério de avaliação que se você errar as questões mais fáceis e acertar as mais difíceis, ele considera que você acertou na base do chute e acaba diminuindo a sua nota. Por isso, vale muito a pena começar respondendo as questões que você já sabe.