Nutricionista dá dicas de alimentação para quem vai fazer o Enem

Nutricionista dá dicas de alimentação para quem vai fazer o Enem

Compartilhe esse conteúdo

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) edição de 2016 acontece neste fim de semana (dias 5 e 6 de novembro) e todo o cuidado é válido para que o candidato tenha sucesso na prova. Uma preocupação sempre recorrente é com a alimentação e, por isso, a nutricionista Mayana Sena listou oito pontos fundamentais para quem vai se submeter ao exame. Confira:
 
1. Jamais faça a prova de estômago vazio.
 
2. Tome o café da manhã: Caso você não tenha o hábito de realizar essa refeição, prefira ingerir uma fruta, leite desnatado ou iogurte desnatado. Evite o jejum prolongado
 
3. Almoço: Evite comidas “pesadas” como frituras, feijoada, alimentos gordurosos, pois esses tipos de alimentos retardam o esvaziamento gástrico e exigem muita energia para a digestão, além de deixar você sonolento, prejudicando assim, o seu rendimento. Inclua salada, peixe ou frango (grelhado), cereais integrais ou tubérculos ( batata, macaxeira, inhame) e uma porção de fruta como sobremesa.
 
4. Evite também alimentos com muito sal: Isso só vai aumentar a sua sede e causar desconforto durante a prova, mas se você sofre com quedas de pressão leve algum alimento que contenha sal.
 
5. Leve alimentos: As melhores opções são: frutas, sanduíche natural, barra de oleaginosas ou oleaginosas in natura (castanhas, nozes, pistache) e chocolate 70% cacau. Evite os chocolates tradicionais, pois eles possuem açúcar e gordura trans. O cacau é um estimulante natural, quanto maior a portagem, melhor seu benefícios . Prefira um sanduíche sem maionese, feito no mesmo dia da prova, de preferencia com pão integral ( para aumentar a saciedade).
 
6. Beba água: Hidrate-se! A água é a melhor opção de bebida para levar para a prova, além de ser eficaz para evitar a queda de pressão arterial. Evite levar refrigerantes e sucos industrializados.
 
7. Desconforto gastrointestinal: Caso você sinta dor de barriga quando está nervoso, evite os alimentos que você já sabe que pioram o quadro como leite, mamão e ameixa e opte pelos opostos: maçã, banana, maçã, batata..
 
8. Insônia: Caso tenha dificuldade para dormir beba uma xícara de chá ( Capim-Santo, Erva Cidreira, Camila, maçã) ou um copo de suco de maracujá .
 
OBS: Caso o deslocamento entre a sua casa e local do exame seja longo e demorado, não permitindo almoçar, reforce o café da manhã e o lanche da prova.
 
BOA PROVA!