Observar as regras do ENEM é o primeiro passo para a prova

Observar as regras do ENEM é o primeiro passo para a prova

Compartilhe esse conteúdo

Mais de 8,7 milhões de pessoas estão inscritas para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016, que será aplicado nos dias 05 e 06 de novembro, em todas as unidades da Federação. Por isso, é importante que os candidatos estejam atentos às regras do exame, pois basta uma falha para ser pego de surpresa e acabar com a inscrição cancelada.
 
A primeira informação é sobre observar o horário de entrada no local de provas. Os portões serão abertos ao meio dia e fechados às 13h (horário oficial de Brasília). As provas terão início às 13h30. Por isso, no Rio Grande do Norte, em razão do fato de o Nordeste adotar o horário verão, os potiguares precisam chegar uma hora mais cedo aos locais de prova, isso às 11h. Com isso, os portões fecham ao meio dia e as provas serão iniciadas às 12h30.
 
Além disso, o candidato precisa levar apenas caneta preta e transparente, documento oficial com foto e cartão de confirmação de inscrição, itens que asseguram o ingresso do estudante na sala de prova. No primeiro dia, os participantes terão quatro horas e 30 minutos para resolver as questões de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. No domingo, serão cinco horas e 30 minutos para escrever a redação e resolver as questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e de matemática e suas tecnologias.
 
Nos dois dias de exame, os participantes devem apresentar documento original com foto, além de levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, e o cartão de confirmação de inscrição.
Entre os materiais não permitidos estão lápis, borracha, lapiseira, caneta de material não transparente, livros e manuais, dispositivos eletrônicos, calculadoras, pen drives, mp3, tablets, relógios ou alarmes e receptores ou transmissores de mensagens. Armas de qualquer espécie, óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorros e similares) não serão permitidos nos locais de prova.
 
Os telefones celulares e outros equipamentos eletrônicos deverão ser desligados e guardados pelos participantes, em embalagem porta-objeto fornecida pelo aplicador na porta da sala de aplicação do exame. A embalagem deverá ser lacrada e mantida embaixo da carteira do participante até o final das provas. A saída definitiva dos locais de prova está autorizada após duas horas do início do exame. 
 
Os candidatos podem tirar dúvidas sobre a realização das provas pelo telefone 0800-616161, disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) das 8h às 20h (horário de Brasília), diariamente. O serviço funcionará normalmente no fim de semana e no feriado de Finados, na próxima quarta-feira (2).
 
Este ano, o Enem será aplicado em 1.727 municípios e no Distrito Federal. No total, 8.627.195 brasileiros farão as provas – é a edição com segundo maior número de inscrições confirmadas, superada apenas pela de 2014, que registrou 8,7 milhões de inscritos.
 
 
Atenção ao local do exame
 
Uma semana após a divulgação dos Cartões de Confirmação do Enem 2016, 60,76% dos inscritos já sabem onde farão as provas. Um total de 5.242.255 pessoas já acessaram o sistema pela Página do Participante ou pelo aplicativo Enem 2016. A verificação dos Cartões de Confirmação é responsabilidade dos inscritos, mas o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), faz uma campanha de alerta, enviando SMS e e-mail a cada três dias para quem ainda não acessou o cartão, disponível desde a última quarta-feira, 19. “É importante que todos acessem seus Cartões de Confirmação com antecedência para terem a segurança de saberem seus locais de prova e possam conhecê-los antes do dia do exame com tranquilidade”, alerta a presidente do INEP, Maria Inês Fini.
 
Os locais de prova estão disponíveis na internet, na Página do Participante do Enem, e também no aplicativo do exame disponível nas plataformas Android, iOS e Windows Phone. O cartão de confirmação, além do local, data e horário de prova, traz o número de inscrição do estudante, a opção de língua estrangeira e, quando for o caso, a indicação de atendimento especializado e específico e a solicitação de certificação do ensino médio.
 
A apresentação do Cartão de Confirmação nos dias de prova não é obrigatória, mas ele traz importantes informações como número de inscrição, data, local e horário de realização das provas; opção de língua estrangeira, necessidade de atendimento especializado ou específico (quando houver) e indicação de solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso). 
 
A Página do Participante e o download do aplicativo Enem 2016 estão disponíveis na internet (http://enem.inep.gov.br/participante/). Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 0800-616161.
 
A nota do Enem é usada na seleção para vagas em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu); bolsas na educação superior privada, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni); além de ser requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 
 
Para pessoas maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado como certificação do ensino médio.
 
 
Biologia e geografia na Maratona Enem 2016
 
A parceria entre NOVO e o CDF Colégio e Curso veicula hoje a quarta etapa das videoaulas de preparação para o Enem 2016. A “Maratona Enem 2016” é uma ferramenta extra para ajudar nos últimos dias de estudos para as provas. Ministradas ao vivo pelos professores do CDF, os videoaulas serão veiculados na plataforma digital do NOVO sempre com início às 21h30, tendo uma hora de duração. Na edição deste sábado, as aulas serão de geografia e biologia. A Maratona Enem 2016 tem o patrocínio da Miranda Computação e da Wizard Escola de Idiomas.
 
Candidatos inscritos no podem assistir na plataforma digital do NOVO videoaulas com dicas importantes ministradas pelos professores experientes do CDF.  Vale lembrar que no dia 04, os professores entrarão ao vivo para as últimas dicas antes do primeiro dia de prova. Já nos dias 05 e 06, entre 19h30 às 22h30, haverá a correção das provas. 
 
O link para a página de inscrição na maratona: http://conteudo.novojornal.jor.br/maratona-enem-2016.