Goleiro reserva brilha e Globo conquista acesso nos pênaltis

Goleiro reserva brilha e Globo conquista acesso nos pênaltis

Compartilhe esse conteúdo

598e6f6d8a8d3601c46c3afd.jpg

Jogadores comemoram aceso inédito para Série C do Brasileiro (Foto: Frankie Marcone / NOVO)

Um dia histórico para o futebol potiguar. Na noite desta sexta-feira (11), no estádio Barrettão, em Ceará-Mirim, o Globo conquistou o primeiro acesso em campeonatos nacionais de sua curta trajetória esportiva. Precisando reverter vantagem de 1 a o construída pela URT no jogo de ida das quartas de final da Série D, o Tricolor devolveu o resultado no tempo regulamentar e contou com a estrela do goleiro Dasaev para galgar o acesso à Terceira Divisão de forma heroica nas penalidades.

O arqueiro pegou nada menos que duas cobranças do time visitante e saiu de campo festejado por seus companheiros. Com nome inspirado no goleiro soviético Desayev, titular nas Copas de 1982 e 1986 pela União Soviética e na Copa de 1990 pela Romênia, o Desaev potiguar ganhou a chance de brilhar justamente no jogo mais importante da história do Globo. Reserva durante toda a temporada, o goleiro se viu na obrigação de ir para o jogo logo aos dois minutos, após o titular Rafael sofrer uma entorse no tornozelo e precisar ser substituído.

Dasaev
Goleiro reserva, Dasaev sai do banco de para garantir acesso do Globo à Terceira Divisão (Foto: Frankie Marcone / NOVO)

Ao longo dos 90 minutos, Desaev pouco foi acionado. A URT chegou a criar algumas situações de gol, sobretudo no primeiro tempo, mas nenhuma que levasse realmente perigo à meta do Tricolor de Ceará-Mirim. O goleiro viu da outra extremidade do gramado o lateral-esquerdo Renatinho Carioca acertar um chutaço no ângulo de Juninho, goleiro da URT, após cobrança de falta para deixar o Globo em vantagem na partida e o confronto empatado aos 22 minutos do segundo tempo.

O time de Luizinho Lopes ainda pressionou em busca da classificação no tempo regulamentar, mas não teve escapatória. A vaga precisaria ser definida nos pênaltis. A vida do Globo estava nas mãos de Desaev. E o arqueiro não fez por menos. Viu Felipe Alves chutar para fora a primeira cobrança e pegou os chutes de Fábio Alves e Marques. Renatinho Carioca e Renatinho Potiguar perderam para o Globo, mas Romarinho, Reinaldo e Denis asseguraram o acesso para o time da Grande Natal.

Jogador Globo
Após conquistar acesso inédito, Globo sonha em vencer seu primeiro campeonato nacional (Foto: Frankie Marcone / NOVO)

O Globo é o primeiro clube a assegurar vaga nas semifinais da Série D e, consequentemente, na Série C da próxima temporada. O Tricolor aguarda os demais jogos das quartas de final, que acontecem ao longo do fim de semana, para conhecer o seu rival na próxima fase. Com o acesso inédito garantido, o clube agora vai em busca do seu primeiro título nacional.