Torcidas potiguares não aparecem entre as maiores do Nordeste

Torcidas potiguares não aparecem entre as maiores do Nordeste

Compartilhe esse conteúdo

ABC e América, os dois principais clubes do Rio Grande do Norte, sequer foram citados como a principais torcidas do Nordeste em pesquisa feita e divulgada recentemente pelo Instituto Paraná Pesquisas e divulgada pelo Jornal O Globo em primeira mão.

A pesquisa relata os clubes com mais torcidas por região. No Nordeste, a resposta mais dada foi a de “não torcer para time nenhum”, com 21,5%. Com a mesma porcentagem, aparece a torcida do Flamengo, na primeira posição.

O Corinthians foi o segundo clube registrado com o maior número de torcedores, com 9,8%, seguido por Bahia (7%), São Paulo (5,2%), Vasco (5,2%), Palmeiras (4,3%), Ceará (4%) e Sport (3,9%).

Além disso, são citados ainda na sequência o Fortaleza (2,8%), Vitória (2,8%), Santa Cruz (2,1%), Botafogo (1,6%), Náutico (1,5%), Santos (1,1%) e Fluminense (0,9%).

Os outros times citados representaram 4,8% dos entrevistados, mas não foram colocados na lista final do estudo.

A pesquisa foi feita em todo o país com 10.500 torcedores, sendo 5.041 do sexo masculino e 5.459 do sexo feminino.

No Nordeste, o total de pessoas entrevistadas foi de 2.832 pessoas, o que representou 27% do total da pesquisa.  A região com o maior número de entrevistados foi o Sudeste com 4.541 pessoas ouvidas - 43% do total da pesquisa.

Em janeiro do ano passado, a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) divulgou uma pesquisa feita no Rio Grande do Norte que apontou o ABC como a maior torcida do estado.

De acordo com a FNF, 30% dos entrevistados afirmaram que torcem pelo Alvinegro. O América está logo em seguida, com 28,82% dos torcedores entrevistados.

As equipes de Mossoró aparecem logo atrás na pesquisa, com Baraúnas, com 10,59%, e Potiguar de Mossoró, com 9,02%. O Assu vem na sequência com 3,33% dos torcedores do estado.

Globo (3,14%), Palmeira de Goianinha (2,94%), Alecrim (1,57%), Coríntians de Caicó (0,98%) e Centenário (0,20%) completaram a lista da pesquisa.

Além disso, 9,1% dos entrevistados disseram não torcer para times do Estado.

Aquela pesquisa foi realizada pelo Instituto Smart Pesquisa de Opinião entre os dias 28 de novembro e 7 de dezembro e entrevistou 500 pessoas nas cidades de Natal, Ceará-Mirim, Goianinha, Assú, Mossoró e Caicó.