Flor de quase 3 metros com cheiro de cadáver é sensação nos EUA

Flor de quase 3 metros com cheiro de cadáver é sensação nos EUA

Compartilhe esse conteúdo

O programa imperdível do dia hoje no Jardim Botânico de Nova Iorque é o florescimento de uma flor que exala - nada mais, nada menos - intenso (insuportável) cheiro de cadáver (ou carne podre, como queira). Para os que não estão na cidade é querem acompanhar o fenômeno - que é raríssimo, por sinal - a transmissão da abertura da Amorphophallus titanum pode ser conferida ao vivo, basta clicar aqui
 
 
A última vez que o público pode ver o acontecimento na cidade foi em 1939. Desta vez o Jardim Botânico não só abriu para a visitação noturna como estendeu o horário de funcionamento desta sexta, 29 de julho, para que as pessoas tenham esta experiência visual e olfativa. 
 
Além da planta ter quase 3 metros de altura e possuir um vermelho intenso, o odor exalado é similar ao de carne apodrecendo, o que fez com que ela ganhasse popularmente o nome de flor cadáver.
 
É a flor com a inflorescência mais longa já registrada: em cerca de 40 anos de vida, a planta só terá três ou quatro florações. Outro detalhe é que a grande pétala só permanece aberta de 24h a 36h. A corpse flower é originária das florestas tropicais de Sumatra, na Indonésia; e corre risco de extinção por conta do desmatamento na região.