Flávio Azevedo participa hoje do evento NOVO RN

Flávio Azevedo participa hoje do evento NOVO RN

Compartilhe esse conteúdo

 

O seminário Novo RN, projeto do NOVO é “voltado para o Rio Grande do Norte, a favor dele e por quem quer melhorá-lo”, descreve o jornalista e idealizador,  Cassiano Arruda Câmara. O palestrante desta segunda edição será o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, empresário e ex-presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), Flávio Azevedo. O evento é restrito a convidados e será hoje (24) no Holliday Inn, durante almoço que começa ao meio dia.

A mesa de convidados será composta por até 30 participantes, entre empresários, lideranças políticas e representantes da sociedade civil. A abertura do almoço fica por conta do jornalista Cassiano Arruda, que media a conversa. Depois o palestrante faz uma exposição inicial em 30 minutos e é aberto espaço para que os participantes façam perguntas. A duração média do evento é estimada em duas horas.

Flávio Azevedo adianta que abordará em sua fala “fatores que podem contribuir, e, mais que isso, acelerar o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte”.

O palestrante é otimista. Acredita que o estado possui fontes próprias que favorecem o desenvolvimento de negócios, e cita “o sol, o sal, o petróleo, o vento, o camarão, os minerais”. 

“Esses vetores formam cadeias produtivas, que geram muitas oportunidades de negócios, como as energias renováveis e a carcinicultura, por exemplo. E é isso que estamos trabalhando, no sentido de oportunizar novos negócios e fortalecer os já existentes”, explana. 

“Flávio Azevedo é um secretário que está assumindo agora e é importante que ele fale. Será a primeira oportunidade de ele expor suas ideias para setores interessados”, acredita Cassiano Arruda, ao lembrar que, em princípio, o projeto coloca em pauta assuntos de interesse do estado, discutidos por “formadores de opinião que possam da sequência aos assuntos que forem discutidos. Cada um em sua área de atuação”.

O “NOVO RN” foi criado em março de 2013 e sua proposta se alinha à missão do jornal, que é de ser “novo” pela forma diferenciada de apresentar a informação, com uma equipe comprometida com a verdade e também com o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. 

A ideia é discutir de forma ampla temas interessantes ao estado e buscar soluções, a partir de oportunidades. No primeiro ano, diversos encontros foram promovidos. O primeiro, com o empresário Flávio Rocha, do grupo Guararapes. 

Quem também teve voz à mesa do projeto foi o Governo do RN. A conversa foi sobre o “Mais RN” – projeto econômico criado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e a Federação das Indústrias do RN para nortear o estado pelos próximos 20 anos.

O Instituto Metrópole Digital e as contribuições da Universidade Federal do Rio Grande do Norte para a expansão da área de tecnologia da informação (TI) também foram objetos centrais de discussão com os empresários promovida pelo NOVO JORNAL. 

Depois de pausa em 2014, o projeto foi retomado em setembro de 2015 convidando o advogado paulista Terence Trennepohl, especialista em direito ambiental. Flávio Azevedo será o segundo convidado desta nova etapa. 
O retorno do Novo RN faz parte de um período de reformulação do jornal, que também mudou projeto gráfico, design do portal e organização do trabalho. “Nesse momento de renovação esse foi um dos projetos que foram retomados, inclusive atendendo à demanda de influentes setores que veem a necessidade de um fórum”, conta Arruda.