Brasil fica em 75ª posição no Índice de Desenvolvimento Humano

Brasil fica em 75ª posição no Índice de Desenvolvimento Humano

Compartilhe esse conteúdo

Cazaquistão, Sérvia, Líbano, Cuba, Irã... todos esses países estão à frente do Brasil no Índice de Desenvolvimento Humano. Segundo relatório divulgado nesta segunda-feira pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Pnud, estamos em 75° lugar nos indicadores de renda, saúde e educação. 

Ainda assim, o relatório cita que o país registrou o maior crescimento do índice na América do Sul entre 1990 e 2014: 36,4%. Ele passou da categoria desenvolvimento baixo nos anos 80 para muito elevado em 2013, onde continua até agora.

O país com melhor Índice de Desenvolvimento Humano é novamente a Noruega, seguida pela Austrália, Suíça e Dinamarca. Os Estados Unidos ficaram em oitavo lugar, seguidos pelo Canadá.

O relatório do PNUD mostra ainda que dos 7,3 bilhões de habitantes da Terra, 3,2 bilhões têm trabalho. Nesse momento, 836 milhões de pessoas vivem em situação de pobreza extrema, uma queda em relação aos 1,9 bilhão registrados há 20 anos. Além disso, nas últimas duas décadas a taxa de mortalidade infantil global caiu mais da metade. Os óbitos de crianças menores de cinco anos passaram de 12,7 milhões para 6 milhões. 

* Com informações da Rádio ONU.