Cinco atitudes sustentáveis para fazer antes de morrer

Cinco atitudes sustentáveis para fazer antes de morrer

Compartilhe esse conteúdo

Após décadas de exploração, o planeta Terra já dá sinais de esgotamento e apenas com medidas eficazes é possível reverter parte deste cenário e garantir um futuro mais limpo e saudável na preservação ambiental. Conheça cinco atitudes que todo mundo deve fazer antes de morrer:

Cuidar de árvores - Não basta apenas plantar árvores; é preciso cuidar para garantir seu crescimento. Além de permitir um ar mais limpo e auxiliar no combate ao aquecimento global, as mudas de diversas espécies também deixam a zona urbana mais bonita e agradável aos moradores.

Reciclar o lixo - Em 2014, o Brasil gerou 78,6 milhões de toneladas de lixo, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Com um número tão elevado, é preciso implementar medidas para reciclar grande parte dos resíduos sólidos. Este serviço deve começar em casa, com a separação adequada dos materiais. Caso não haja coleta de lixo reciclado na sua rua, entre em contato com a prefeitura da sua cidade e descubra como incluir a sua residência no trajeto do coletor. Afinal, de nada adiantar separar se o processo adiante não cumprir com o mesmo objetivo. 

Reutilizar água - Principal fonte de vida, a água deve ser consumida de forma racional. Um importante recurso é reutilizá-la nas atividades rotineiras, como a limpeza da casa Além disso, é importante tomar cuidado com o tempo desperdiçado no banho e o conserto de vazamentos nos encanamentos da casa 

Reduzir o uso do carro - Ao invés de utilizar apenas o carro, contribuindo para a emissão de poluentes, busque alternar com meios de transporte mais limpos para se locomover pela cidade, como o transporte público ou até mesmo bicicletas e skate (para o caso de pequenas distâncias).

Manter uma horta - Uma boa dica é instalar uma horta dentro de casa, com verduras, legumes e especiarias. Além de deixar o ambiente mais agradável, ela consegue suprir algumas necessidades de alimentação da família.

* Flávia Pini é Diretora de Marketing da GreenClick, empresa que contribui com a neutralização da emissão de CO2 no país