Por que a assinatura do Acordo de Paris é tão importante?

Por que a assinatura do Acordo de Paris é tão importante?

Compartilhe esse conteúdo

Já falamos aqui o que o Acordo de Paris pode mudar nas nossas vidas. Mas, a Samantha Smith, do WWF Brasil, definiu bem a importância das assinaturas: "é importante porque o acordo não pode entrar em vigor até que pelo menos 55% dos países membros o tenham assinado e ratificado, sendo que esses países precisam representar pelo menos 55% de todas as emissões globais de gases de efeito estufa. Assim, já que os países têm um ano para assinar o acordo, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, está colocando todos os seus esforços para assegurar que mais de 192 países assinem o acordo em uma reunião de alto nível das Nações Unidas esta semana, em Nova Iorque".

>>> LEIA MAIS: Acordo de Paris contra alterações climáticas será assinado hoje em NY

Ela ainda destacou três pontos fundamentais que demonstram a importância da assinatura do Acordo: 

•O calor está se tornando normal. O ano de 2015 bateu 2014 como "o mais quente registrado da história" e organizações meteorológicas já estão prevendo que 2016 será o novo "ano mais quente da história.

•Os impactos de um mundo mais quente já estão sendo sentidos, e os cientistas nos dizem que a adaptação vai ajudar-nos apenas até certo ponto. Para ter uma ideia, nove nações tiveram os seus mais caros desastres naturais de toda a história relacionados ao clima em 2015. 
 
•Os níveis de CO2 na atmosfera tiveram o maior aumento ano-a-ano em 56 anos (desde que estes números começaram a ser registrados pelo Observatório Mauna Loa, no Havaí). E 2015 foi o quarto ano consecutivo em que as emissões de CO2 cresceram mais de duas partes por milhão. 
 
Leia a reportagem completa aqui.