Potiguar troca festa de aniversário por doações de água para o sertão

Potiguar troca festa de aniversário por doações de água para o sertão

Compartilhe esse conteúdo

Prestes a completar 22 anos, no próximo dia 27 de novembro, a potiguar Thaís Yost resolveu comemorar o aniversário de uma maneira diferente. "Troquei a festa por doações de garrafas de água mineral, que serão destinadas às famílias do sertão do Rio Grande do Norte que estão sendo castigadas por esses cinco anos de seca".
 
A ideia da ação social surgiu de conversas com amigos do curso de Nutrição da UFRN no Campus de Santa Cruz e foi inspirada em uma ação parecida realizada no Ceará. "Vários colegas de cidades vizinhas relatam diariamente as dificuldades enfrentadas com a seca e da falta d'água". 
 
A ação vem em boa hora: Desde 2011, o Nordeste brasileiro sofre com uma das piores secas já registradas e a crise hídrica atinge dezenas de cidades. No último relatório da Funceme - Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos divulgado em outubro pelo Monitor de Secas do Nordeste Brasileiro, grande parte do Rio Grande do Norte se encontra em estado de seca extrema, o penúltimo pior estágio na escala de monitoramento e na semana passada (10), a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Ministério da Integração Nacional, reconheceu a situação de emergência por causa da seca em 153 - dos 167 - municípios do Rio Grande do Norte. 
 
De acordo com a aniversariante, as cidades e famílias que receberão as doações ainda não foram escolhidas, porque tudo vai depender da quantidade de doações, mas ela pretende ir na Defesa Civil para identificar as áreas mais críticas e comunidades afastadas que dependem exclusivamente de abastecimento por caminhão-pipa. 
 
Para quem gostou da ideia e quer ajudar doando alguma quantia em dinheiro, a conta corrente é do Banco do Brasil: Thaís Yost da Costa Assis Conta Corrente: 5824-6 Agência: 3900-4 
 
Como ela passa a semana em Santa Cruz, as doações de garrafas, galões etc podem ser entregues no dia 25 de novembro na sede do NOVO, na Avenida Hermes da Fonseca, 384 (em frente à Praça das Flores) em Petrópolis.